31 de outubro de 2015

Planner para professores

Acho que se fosse listar qual a primeira característica de uma professor eficiente, seria, planejamento. Só que essa palavra no nosso meio causa uma aversão tão grande. Pessoalmente, acho totalmente desnecessário a burocracia exigida pelas escolas, que exigem tantas coisas em um plano de aula ( objetivo, material , etc). É muito chato! Defendo a tese de cada um usar seu potencial pra isso. Acredito que cada profissional deveria ter liberdade de organizar suas aulas e materiais da maneira que lhe convém. Cumpro os planejamentos oficiais do jeito que são pedidos, mas também faço os meus, do meu jeitinho. Sou apaixonada pelo mundo dos planners (depois vou fazer um post sobre isso) e decidi que para o ano de 2016, vou utilizar um só para organizar melhor minhas aulas e gostaria de dividir com vocês.

Observação: Não sou designer. A maioria das coisas que usei já achei prontas e as que criei, podem sem problema nenhum, ser transformadas por vocês.O planner também é para uso pessoal e não pode ser comercializado.

CAPA: Todas as imagens que estão aqui eu peguei no Pinterest. Se nenhuma fez o seu estilo, dá uma pesquisada lá ou no google.




CALENDÁRIO 2016: No meu, já marquei os feriados :D



Para os demais arquivos, você pode baixar por aqui:

DEPOIS QUE BAIXAR, POR FAVOR VOLTE AQUI PARA ALGUMAS ORIENTAÇÕES DE USO.

  • AULAS: você pode anotar como são divididos seus horários, ou seja, em quais turmas você passa durante a semana.
  • CALENDÁRIOS MENSAIS: quando comecei a fazer, pensei em fazer, uma folha para eventos da escola, datas para entrega de provas e algo pedido pela coordenação ou direção, mas percebi que tudo isso poderia ficar em um lugar só.
  • CHAMADA: esse espaço acho que vai ser um pouco mais difícil de entender, mas vamos tentar. Se você tiver alguma dúvida que não foi respondida aqui pode perguntar nos comentários que eu respondo sem problemas. 
  1. Onde estão os espaços para os nomes? Isso vai ficar com você. Você pode utilizar washi tape para fixar os nomes dos alunos ao lado e dobrar a folha como aqueles diários de classe mais antigos. Na linha ao lado do nome chamada, você coloca o mês.
  2. É UMA CHAMADA MENSAL: se você é um professor que ensina muitas turmas na primeira linha da planilha você deve colocar a série e turma que ensina. Por exemplo: 06º A- 6ºB- 6ºC. Se você é professor de uma turma então pode fazer como sempre faz, pois as colunas ficam dividida por semanas.
  3. Na segunda linha escreva o dia do mês. Se você dá aula em muitas turmas, coloque os dias do mês que essa turma tem aula com você. Na terceira linha, coloque apenas a sigla do dia da semana.
O legal é que você pode usar esse printable como controle de tarefas também.

  • PLANEJAMENTO SEMANAL: deixei esse espaço livre para sua criatividade. Uma ideia legal é dar uma cor para cada turma, ou uma cor para cada matéria. Se não funcionar, me conta o seu sistema pra me ajudar também. Ao lado tem um espaço para ocorrências em sala. Mandou recado na agenda de alguém. Anote lá. Pode servir como espaço para notas também:) .
  • ESPAÇO PARA GABARITOS: Todas as provas que faço atualmente são gabaritadas, então às vezes me perco, em meio a tantos gabaritos. Se você usa esse sistema, recebi uma dica ótima esses dias de cortar com um estilete as opções certas e colocar por cima do gabarito do aluno, eu tenho utilizado esse sistema e tem funcionado muito bem. Se o seu caso são provas subjetivas, você pode utilizar a folha de anotações e colocar as respostas das provas.
  • ESPAÇO PARA NOTAS: aqui no meu estado, uso esse esquema de pontuação. Se o seu não tem nada do meu. Você pode editar no illustrator ou encontrar um que se adapte e anexar no seu binder.
  • FOLHA PAUTADA: você pode usar para qualquer tipo de anotação ou projeto, pautas de reuniões, entre outros. 
 COMO ORGANIZAR
  • Eu gosto de usar fichário ( de preferência, aqueles com zíper) pois tem maior facilidade de fazer alterações.
  • Como adepta do GTD, e depois dos conselhos da mestra Thaís Godinho. Você pode deixar telefones e aniversários na sua agenda pessoal, ou em um caderno de referência.
  • Se você não utiliza muito as planilhas de notas pode deixar em casa separado também. Não precisa de mais peso né? Mas, se o seu caso é igual ao meu, em que quase toda semana é requisitada a nota de um aluno é melhor deixar. Caso tenha tablet, pode deixar em planilhas nas nuvens por aí. Eu não tenho, então, aceito que doí menos.
  • Anexe no planner, aquelas folhas transparentes para colocar trabalhos, provas, gabaritos. Deixar folha solta é um perigo. Utilizar uma pasta, também é uma opção.
  • Se tiver alguma me diz :) pleaaaaaaase!
 Agradeço muito as amigas do grupo Agendas e Papelaria do face pelas dicas :*












7 comentários:

  1. Nossa! Como é bacana o seu blog...me identifiquei muito! O devocional,e este Planner, era o que eu procurava, pois, também sou professora. Amei! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Nossa! Como é bacana o seu blog...me identifiquei muito! O devocional,e este Planner, era o que eu procurava, pois, também sou professora. Amei! Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Se pudesse dava-lhe um abraço e um cheiro bem baiano. Entrei na onda dos planners, vi os da Erin Condren e babei, mas sabe como é salário de professor né? Pesquisando no google da vida olha onde vim parar? Muita gradecida viu por sua generosidade

    ResponderExcluir
  4. Se pudesse dava-lhe um abraço e um cheiro bem baiano. Entrei na onda dos planners, vi os da Erin Condren e babei, mas sabe como é salário de professor né? Pesquisando no google da vida olha onde vim parar? Muita gradecida viu por sua generosidade

    ResponderExcluir
  5. Que bacana!! Ainda bem que dá pra aproveitar alguns arquivos para este ano!! Obrigada!!

    ResponderExcluir
  6. Olá, estava querendo criar um planner, vi vários vídeos no youtube e nada foi esclarecedor para quem é professor. Até que resolvi sair do youtube e navegar na rede e me deparei com o seu blog, tbem tenho o GTD na minha vida e acompanho o trabalho da Thais Godinho. Parabéns pelo trabalho e dê continuidade ao seu blog, compartilha com a gente o que deu certo e o que precisa a ser aprimorado no seu planner.

    ResponderExcluir